U. Montemor empata com Lusitano de Évora a 2 bolas mostrando que luta pelo título

gus_lusitano02Este domingo, 6 de janeiro, a partir das 15h00, jogou-se a 12.ª jornada dos campeonatos distritais de seniores da Associação de Futebol de Évora.

Nesta jornada, onde se disputaram os primeiros jogos oficiais de 2019, na Elite o União de Montemor acreditou até ao fim e arrancou um empate a duas bolas com o líder Lusitano de Évora, enquanto que na Liga AFE o Cortiço empatou ao cair do pano 1-1 com São Bartolomeu do Outeiro, o Valenças perdeu 2-3 diante Bencatelense, terminando a partida reduzido a 8 unidades, e o líder Escouralense venceu por 1-0 o Borbense. O Cabrela, por seu turno, descansou nesta jornada.

Sobre o jogo que a RNA acompanhou com relato, a receção do U. Montemor ao Lusitano de Évora, a formação montemorense apresentou-se com a defesa completamente dizimada pelas lesões, saudando-se o regresso de Quico Serrano e Chiola aos convocados. A partida iniciou praticamente com o Lusitano a marcar naquele que foi o seu primeiro remate à baliza, ainda antes dos 2 minutos de jogo, com a bola a sobrar para Faianco, que bateu forte e colocado para o fundo da baliza de Nuno Brás. O formação eborense entrou melhor no jogo e esteve por cima nos primeiros minutos. O União reagiu, e após duas jogadas onde esteve perto de marcar, aos 8 minutos alcança um merecido empate, com Adrien a dizer sim com a cabeça e a marcar após um canto. O jogo prometia e começou frenético mas foi perdendo algum fulgor com o passar dos minutos, mas com a equipa da casa a estar por cima na partida e a ter várias ocasiões para a cambalhota no marcador, que seria o resultado mais justo no final da 1.ª parte. Ao intervalo o marcador assinalava um empate a uma bola.
A 2.ª parte arrancou com uma substituição para o Lusitano, entrando Grilo para o lugar de Machado. A primeira oportunidade dos segundos 45 minutos surgiu para o União, com um cruzamento de Serrano e Lino a chutar de primeira, mas a bola saiu por cima. Aos 62 minutos, o Lusitano esteve também perto de marcar com Miguel Barrenho a tirar a bola sobre a linha de golo. O Lusitano faria a segunda alteração no jogo, com Bragança a render Dário. Aos 70 minutos, o União sofre rude golpe, com o Lusitano a chegar novamente ao golo após falha defensiva, com Amendoeira a faturar através de um remate chegado ao poste. Aos 74 minutos, o União faria a primeira alteração, com Tony Cabrita a substituir Lino Malhão. Aos 82 minutos, o Lusitano efetuou a sua 3.ª substituição, entrando Miguel Gomes para a saída de Faianco. O União sentiu o golo e os minutos corriam a seu desfavor, jogando mais com o coração do que com a cabeça. Mas a justiça surgiu aos 94 minutos, com Adrien a bisar de cabeça no encontro e a corresponder de forma superior a um pontapé livre de Nuno Brás. O jogo chegaria ao seu término com a repartição de pontos a premiar um bom jogo de futebol. O União foi mais equipa nesta partida, com o Lusitano a ter a estrelinha de quem está no topo da classificação, com aproveitamento quase a 100%, marcando 2 golos nas 3 oportunidades que teve.

Resultados Finais:

Divisão de Elite: U. Montemor 2-2 Lusit. Évora, Arcoense 1-2 Alcaçovense, Estrela Vendas Novas 1-3 At. Reguengos, O Calipolense 1-3 Monte Trigo, Juventude Évora 3-1 Portel, Corval 1-1 Canaviais, Arraiolense 0-1 Sp. Viana.

Liga AFE: Fazendas do Cortiço 1-1 SB Outeiro, Tourega 3-5 Estremoz, Valenças 2-3 Bencatelense, Escouralense 1-0 Borbense, Giesteira 0-0 Santana do Campo, Oriolenses 0-4 Aguiar. Folga: Cabrela

Classificações:
Divisão de Elite: 1º Lusitano G. C. SAD 25 pts., 2º Atlético Reguengos 23 pts., 3º Estrela Vendas Novas 23 pts., 4º Monte Trigo 23 pts., 5º União Montemor 23 pts., 6º Juventude S. C. 21 pts., 7º Sp. Viana 21 pts., 8º Alcaçovense 19 pts., 9º Canaviais 13 pts., 10º Corval 11 pts., 11º Arraiolense 9 pts., 12º Arcoense 9 pts., 13º Calipolense 7 pts., 14º Portel 6 pts..

Liga AFE: 1º Escouralense 33 pts., 2º Estremoz 23 pts., 3º SB Outeiro 21 pts., 4º Fazendas do Cortiço 21 pts., 5º Cabrela 20 pts., 6º Borbense 19 pts., 7º Aguiar 15 pts., 8º Bencatelense 12 pts., 9º Valenças 12 pts., 10º Santana do Campo 10 pts., 11º Giesteira 6 pts., 12º Tourega 5 pts., 13º Oriolenses 3 pts..