Elvas comemora 360 anos da Batalha das Linhas de Elvas

14 Jan 2013A Câmara de Elvas organizou um vasto programa para assinalar os 360 anos da Batalha das Linhas de Elvas durante o mês de janeiro, muitas delas no Cine-Teatro de Elvas

As atividades começam sábado, 5 de Janeiro, com o concerto de Nanã Sousa Dias, no Art Fest Patrimónios, a partir das nove e meia da noite, no Cine-Teatro Municipal de Elvas.

Na sexta-feira, dia 11, realiza-se o espetáculo de João Tenreiro e Paulina Mirão, “Faias do Passado”, às 21.30 h no Cine-Teatro.

A coletânea artística “Elvas à Vista” da autoria de Graça Amiguinho e artistas convidados tem a sua apresentação no, dia 12, sábado, às 16h, no Cine-Teatro Municipal.

O Art Fest Patrimónios prossegue no domingo dia 13 de janeiro, às quatro da tarde, com a estreia, do documentário gravado em Elvas, “CELLULA”, de Luís Godinho, no Auditório São Mateus.

No dia da Batalha das Linhas de Elvas, segunda-feira, dia 14 de janeiro, por isso feriado municipal, as comemorações tem início às 9.30 horas, com o hastear das bandeiras, na Rua Isabel Maria Picão, nos Paços do Concelho, com a Banda 14 de Janeiro.

De seguida, às 10 da manhã, junto ao Padrão no Sítio dos Murtais, realiza-se a romagem comemorativa ao local da Batalha das Linhas de Elvas, com a homenagem aos mortos em combate.

Pelas dez e meia da manhã, as entidades deslocam-se ao Convento de São Francisco, junto ao Cemitério de Elvas para prestar homenagem junto do Túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria, falecido na Batalha.

A Praça da República acolhe as cerimónias militares e militarizadas, às 11 horas, com as honras militares, a descrição histórica da Batalha e apresentação de discurso do Presidente da Câmara de Elvas, sendo seguindo ao meio dia do desfile das Forças em Parada, da Praça até à Rua da Cadeia.

O Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho preside ao Te Deum de Acção de Graças na Igreja da Sé, às seis da tarde, com a participação do Coro Beato Aleixo Delgado.

A Orquestra Ligeira do Exército apresenta-se em concerto, no Cine-Teatro Municipal, às 21.30h.

Ainda no dia 14 de janeiro são comemorados os aniversários de duas coletividades elvenses. O 141º aniversário do popular Grémio, Centro Artístico Elvense, às três da tarde e os 64 anos da Banda 14 de Janeiro, a partir das sete da tarde, na sede, na Rua Sá da Bandeira, com a habitual feijoada.

O Art Fest Patrimónios continua quinta-feira, dia 17, pelas seis da tarde, com a inauguração na Praça da República, na Casa da Cultura da exposição de fotografia “Alentejos”.

Já no sábado seguinte dia 19, pelas nove e meia da noite, no Cine-Teatro Municipal de Elvas realiza-se o concerto com Joana Gonçalves & The Soul System.

A manhã de domingo, dia 20 de janeiro, acolhe às 10 horas a 15ª Caminhada das Linhas de Elvas e às 11horas a 27ª Corrida das Linhas de Elvas, ambas com saída do Padrão da Batalha das Linhas de Elvas e chegada no Estádio Municipal de Atletismo de Elvas.

Na semana seguinte, no dia 25 de janeiro, sexta-feira, realiza-se a conferência da Dra. Rosabela Afonso, sob o tema “Adelaide Cabete, um exemplo de cidadania”, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, a partir das seis da tarde.

Também nessa sexta-feira, dia 25 se vai realizar a homenagem ao elvense “João Goes: 86 anos de Arte”, com vários artistas convidados, no Cine-Teatro Municipal, pelas 21.30 horas.

No dia 26 de janeiro, sábado, o Cine-Teatro Municipal, a partir das 21.30 horas, recebe o espetáculo “Travessias – o fado e a lusofonia”.

O programa chega ao fim no 31 de janeiro, último dia da exposição “Presépios” da coleção particular de Alice Nabeiro, no Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro.