Futebol: U. Montemor tem 1.ª derrota em Vendas Novas num grande jogo de futebol

futebolEste domingo, 18 de novembro, disputou-se a 7.ª jornada dos campeonatos distritais de seniores da Associação de Futebol de Évora, com as partidas a terem lugar a partir das 15h00.
Na Divisão de Elite, no derby distrital, o U. Montemor obteve a sua primeira derrota, ao perder em Vendas Novas por 1-0, num grande jogo de futebol e bastante equilibrado. Em relação às outras equipas do concelho de Montemor, na Liga AFE, no derby entre Fazendas do Cortiço e Escouralense, levou melhor a equipa forasteira, vencendo por 2-3, no entanto após estar a perder por 0-3, o Cortiço deu réplica no segundo tempo do jogo. Quanto às restantes equipas do concelho de Montemor, o Cabrela perdeu em São Bartolomeu do Outeiro por 3-1, enquanto que o Valenças foi a Estremoz perder por 1-0.
Sobre o derby que a RNA acompanhou, o Estrela de Vendas Novas – U. Montemor, que teve muito público a assistir, esta foi uma partida empolgante, onde o golo da vitória do Vendas Novas surgiu aos 87 minutos.
Na 1.ª parte começou melhor o Estrela de Vendas Novas, muito em jogo e a ameaçar a baliza do guarda redes unionista. A resposta do União não se fez esperar, com a formação montemorense a ter grande oportunidade, através de Miguel Serrano, que fugiu nas costas da defensiva do Vendas Novas, mas depois perdeu muito tempo e o perigo passou. Aos 25 minutos, de forma inesperada, William remata uma bomba a mais de 40 metros, com Nuno Brás a sacudir para canto. Ao minuto 27, o União sofreu a primeira contrariedade, saindo André Salvador lesionado, entrando para o seu lugar Rúben Varela. Pouco depois o Estrela teve grande oportunidade para inaugurar o marcador, com Adelmar a rematar por cima. Aos 43 minutos, na sequência de um canto, William criou novamente perigo, mas cabeceou por cima. Já nos descontos o Estrela leva o União ao sufoco, com William a enviar uma bola à trave. Os primeiros 45 minutos iriam terminar com o empate a zero a teimosamente manter-se, mas pode-se dizer que na 1.ª parte tivemos um jogo vivo, emotivo e dividido, com oportunidades para ambas as equipas.

Já na 2.ª parte, aos 7 minutos, o União tem mais uma grande oportunidade para fazer balançar as redes adversárias, mas após Xande fazer tudo bem feito, Jean remata fraco para defesa de Nuno Roque. Depois é o Vendas Novas a carregar, levando muito perigo à baliza Unionista. Logo de seguida é Sérginho a aparecer na cara do golo, mas Nuno Brás faz enorme defesa. O jogo mantinha-se emocionante, contudo, sem efeitos práticos no marcador. Aos 60 minutos, o Vendas Novas também seria forçado a fazer substituição por lesão, com Hélder Cabral a ser substituído por Rui Pereira. O União também teria de trocar aquele que se estava a cotar como um dos melhores em campo, com Miguel Serrano a sair lesionado, entrando para o seu lugar Adrien. Aos 65 minutos, o treinador Paulo Mendes iria fazer entrar Serrano para o lugar de Lucas. Pouco depois, Nuno Brás volta a brilhar, evitando o golo do Estrela, com Sérginho a falhar na cara do golo, quando podia ter feito muito melhor. Aos 75 minutos o União tem um livre perigoso, mas a bola vai à barreira e o perigo passa. Já nos últimos 15 minutos, no Vendas Novas, Yoruba iria substituir Adelmar, numa troca de avançados. O União recuava em demasia e o estrela carregava. A equipa da casa, através de um livre bem marcado por Bruno Mendes levava novamente grande perigo à baliza alvinegra mas o homem do jogo Nuno Brás nega o golo. Na sequência de um pontapé de canto, aos 88 minutos, o capitão Ricardo Ramos inaugurou o marcador à boca da baliza. Cipriano Madeira faria logo de seguida, aos 90 minutos, dupla alteração entrando Fábinho e Vítor Terra, para os lugares de Jean e Miguel Barrenho. O árbitro dava 5 minutos de descontos mas o resultado iria manter-se, com o União a perder mesmo no cair do pano, num jogo que foi intenso no Municipal de Vendas Novas, com ambos os conjuntos a tentarem ganhar.

Resultados Finais:
Divisão de Elite: Arcoense 2-3 Juventude Évora, Arraiolense 0-2 O Calipolense, Estrela Vendas Novas 1-0 U. Montemor, At. Reguengos 1-1 Corval, Monte Trigo 2-2 Canaviais, Alcaçovense 0-0 Sp. Viana, Portel 1-2 Lusit. Évora.

Liga AFE: Aguiar 3-0 Bencatelense, Tourega 1-2 Giesteira, Fazendas do Cortiço 2-3 Escouralense, Borbense 2-1 Santana do Campo, SB Outeiro 3-1 Cabrela, Estremoz 1-0 Valenças. Folga: Oriolenses.

Após esta 7.ª jornada as classificações ficacaram assim ordenadas:
Divisão d Elite: 1.º Juventude Évora 16p., 2.º U. Montemor 16p., 3.º Lusit. Évora 16p., 4.º Estrela Vendas Novas 15p., 5.º Sp. Viana 14p., 6.º At. Reguengos 13p., 7.º Alcaçovense 9p., 8.º Monte Trigo 8p., 9.º Arcoense 6p., 10.º Canaviais 6p., 11.º Portel 6p., 12.º Corval 6p., 13.º O Calipolense 4p., 14.º Arraiolense 1p..

Liga AFE: 1.º Escouralense 18p., 2.º Estremoz 16p., 3.º SB Outeiro 14p., 4.º Borbense 12p., 5.º Valenças 9p., 6.º Cabrela 8p., 7.º Fazendas do Cortiço 8p., 8.º Aguiar 7p., 9.º Bencatelense 7p., 10.º Santana do Campo 4p., 11.º Oriolenses 3p., 12.º Giesteira 3p., 13.º Tourega 2p..