Roberto Baião e Patrícia Vieira conquistam 5.º Run Castle (c/ fotos)

Com um tempo excelente, realizou-se na manhã deste domingo, 30 de Setembro de 2018, a 5.ª edição do Run Castle, em Montemor-o-Novo, numa organização do Atlético Clube de Montemor, com o apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras. A prova, que teve como padrinhos Paulo Guerra e Salete Tavares, decorreu no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural, e contou com cerca de 400 atletas inscritos e 45 equipas participantes no somatório dos dois percursos da prova – 15 e 7 km´s. O evento foi uma vez mais um sucesso, quer em termos organizativos como de participação. As partidas este ano foram efetuadas junto à sede da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, enquanto que as chegadas, como não podiam deixar de ser, mantiveram-se no Castelo.

Na geral masculina, na prova de 15 km´s, e ganhando boa vantagem diante da concorrência, Roberto Baião (Vitória Futebol Clube Ermidense) alcançou o primeiro lugar, terminando a prova em 1h02’24, seguindo-se dois atletas que já venceram esta prova, no 2.º lugar Custódio António (Beja Atlético Clube) com 1h04’48 e na 3.ª posição Rodrigo Carrilho (Casa do Benfica de Vendas Novas) com a marca de 1h05´25.

Já na geral feminina, igualmente nos 15 km´s, Patrícia Vieira (Run Crew Trail Montijo) foi a primeira a terminar a prova com 1h29’25, sendo o pódio completado por Sandra Rocha (Run Crew Trail Montijo) com 1h30’36 e Cláudia Ferreira (Strong Team) com 1h40’22.

Na classificação geral da prova de 7 km´s, tanto nos masculinos como em femininos, houve vários atletas de Montemor em destaque. Em masculinos, com um final de prova bem emocionante, Mário Grilo (Secção de Atletismo dos Bombeiros Voluntários de Montemor) alcançou o primeiro lugar, com 31:18, batendo por apenas 2 segundos o jovem atleta Ricardo Salgueiro (Linces de Montemor) seguindo-se José Banha (A Minha Corrida) com 32:07, Nuno Valente (Beja Atlético Clube) com 32:43 e Rui Hilário (Vitória Futebol Clube Ermidense) com 33:02.

Também na prova de 7 km´s, mas na geral feminina, Júlia Alves (Linces de Montemor) foi a mais forte, ao concluir a prova em 38’05, em 2.º lugar ficou Maria Rodrigues (Secção de Atletismo dos Bombeiros Voluntários de Montemor) com 40:14, em 3.º Marlene Caniço (Secção de Atletismo dos Bombeiros Voluntários de Montemor) com 44:10, em 4.º Sandra Encarnado com 46:05 e na 5.ª posição chegou Belisa João (Lontras) com 46’43.

Em termos de classificação por equipas, nos 15 km´s, os Bombeiros de Montemor-o-Novo foi a primeira, com a Run Crew Trail Montijo a ficar em 2.º e o Vitória Futebol Clube Ermidense em 3.º. Também por equipas, nos 7 km´s, os Bombeiros de Montemor-o-Novo ficaram no topo da classificação, com os Linces de Montemor a ficar em 2.º e o Vitória Futebol Clube Ermidense em 3.º.

Em 2018, o Run Castle teve um segmento cronometrado, uma novidade em que era atribuído um Prémio Conquista para os atletas mais rápidos na ponta final da prova, entre a Biblioteca Municipal e a meta instalada no Castelo de Montemor. Desta forma, Roberto Baião (01:56) e Maria Rodrigues (02:59) foram os mais velozes neste segmento.

O Run Castle é uma prova de trail-running, onde são percorridos trilhos, ruas, e com passagem por alguns dos edifícios arquitetónicos mais emblemáticos da cidade. Desde a sua primeira edição já contou com cerca de 1800 participantes.

Já da parte da tarde, merece referência a realização de mais uma edição do Mini Run Castle, no Castelo de Montemor. Esta mini prova, destinada a crianças a partir dos 6 anos, incluiu-se no ambiente de festa, proporcionando um dia em cheio, de desporto e divertimento para todas as idades.

Classificações disponíveis em https://www.trilhoperdido.com/classificacoes