Uma lei desatualizada obriga o consumidor a provar que não fez alterações no contador de eletricidade. É urgente mudar a lei para proteger quem foi apanhado desprevenido numa situação defraude.
A jurista da DECO Isabel Curvo refere que nos últimos anos, vários consumidores têm contactado a DECO por serem confrontados com uma acusação de fraude no contador de eletricidade, sem que dela tivessem conhecimento. Têm de pagar a substituição do aparelho, assim como a eletricidadeconsumida e não paga devido à adulteração do equipamento.
Todos os anos, chegam à DECO várias queixas relacionadas com contadores de eletricidade relativas a problemas de faturação ou fraudes em contadores, por exemplo. Em 2016, contabilizam-se 423, em 2017, 458 e, até março deste ano, já foram feitas 117 reclamações. Isabel Curvo refer como deve contestar uma dívida.
É importante que verifique o seu contador de eletricidade e se estiver efetivamente numa situação destas pode aceder ao site da Deco em deco.proteste.pt para mais informações.
Oiça as declarações nos noticiários.