Adiafa, Miguel Araújo e Cuca Roseta são os cabeças de cartaz da Feira do Chocalho 2018. Evento que decorre de 20 a 22 de Julho na vila de Alcáçovas (Viana do Alentejo).
O certame conta com a participação de cerca de meia centena de expositores e destaca este ano uma das manifestações nacionais de Património Cultural Imaterial inscritas na UNESCO, o Fado, num ciclo temático que dá também relevo, nos próximos anos, a outros valores Patrimoniais UNESCO como a Dieta Mediterrânica, o Cante Alentejano, o Fabrico de Chocalhos, entre outras.
Os Adiafa sobem ao palco sexta-feira, dia 20, num espetáculo que conta com os grupos corais de Alcáçovas e está integrado no projeto Tradições Ibéricas do projeto “Alentejo em Cena”. Dia 21 e 22 é a vez de subirem ao palco, respetivamente Miguel Araújo um dos nomes do momento da música portuguesa destacando-se como compositor, letrista, cantor e músico, e Cuca Roseta, a fadista que lançou já este ano um novo álbum de seu nome “Luz”, este último espetáculo também inserido no “Alentejo em Cena”.
O programa da Feira do Chocalho 2018 abarca ainda em termos musicais, animação com Os Chocalheiros de Ficalho, Raiz, U.M.M., André Manços e M-PEX. Destaque ainda para o desfile com o Caretos de Podence, integrado no “Alentejo em Cena”.
Uma das novidades do certame é a Mostra Agropecuária com exposição de animais (ovinos, bovinos, caprinos e equinos) que terá demonstrações ao vivo do fabrico do chocalho e de tecelagem. O mesmo espaço acolher o III Concurso Regional de Alcáçovas do Rafeiro Alentejano, organizado pela Associação de Criadores do Rafeiro do Alentejo.
A Feira do Chocalho 2018 é organizada pelo Município de Viana do Alentejo e pela Junta de Freguesia de Alcáçovas, em parceria com várias associações e entidades locais.