DECO e Câmara Municipal de Viana do Alentejo em permanente alerta para os direitos dos consumidores

atendimentos decoA DECO – Delegação Regional de Évora, no âmbito do protocolo com a Câmara Municipal de Viana do Alentejo, registou em 2017, um aumento de quase 15% de pedidos de intervenção apresentados pelos consumidores relativamente a 2016.

Setenta pedidos de intervenção, mais nove pedidos de apoio relativamente ao ano de 2016. O setor das comunicações eletrónicas (37%), as situações de sobre-endividamento das famílias (19%) e o setor dos bens de consumo (13%) foram os temas que lideraram as reclamações neste último ano.

A colaboração da DECO Alentejo com a Câmara Municipal de Viana do Alentejo tem permitido ao consumidor residente neste concelho um apoio de proximidade para a resolução de conflitos de consumo e de situações de sobre-endividamento das famílias. Este Gabinete de Apoio ao Consumidor no Município de Viana do Alentejo disponibiliza na última sexta-feira de cada mês, no período das 14h00 às 17h00, apoio aos consumidores do concelho. O atendimento é gratuito e decorre nas instalações do Balcão Municipal.

A parceria em questão tem sido vantajosa para todos os consumidores de Viana do Alentejo que, além de poderem receber apoio na resolução dos seus conflitos de consumo, beneficiam também de melhor informação para fazer as escolhas de consumo mais acertadas. Para isso, têm sido dinamizados espaços de informação ao consumidor através das rádios da região Alentejo, facilitando, assim, o acesso à informação. A DECOJovem tem também trabalhado com as escolas do concelho para promover a educação do jovem consumidor. As IPSS’s do concelho têm-se associado às iniciativas desenvolvidas pela DECO, colaborando com a realização de workshops para a comunidade sobre temas que preocupam a população desta região do Alentejo, como seja as questões relacionadas com a gestão do orçamento, os critérios de escolha a ter na compra de bens e serviços e os direitos do consumidor.

Ao abrigo do protocolo com a Autarquia, os munícipes poderão beneficiar de apoio da DECO contactando previamente o serviço municipal para efetuar marcação para o atendimento mensal, através do contacto telefónico 266 930 010.