Em comunicado, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, expõe a tomada de posição relativamente à Segurança dos Montemorenses.
A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, no seguimento da sua politica de proximidade para com as populações, procurando um Concelho mais justo, equilibrado e seguro para todos, tem por dever ouvir as justas preocupações e a reivindicações dos Montemorenses. Nesse âmbito, a população, bem como eleitos das juntas de freguesia, tem feito chegar à Câmara Municipal de Montemor-o-Novo notas de grande preocupação relativamente à segurança no concelho nomeadamente com a diminuição de efetivos da GNR no concelho de Montemor-o-Novo, em particular, nos postos das freguesias rurais.
Perante esta situação, a possibilidade de encerramento, nomeadamente do posto da GNR de Santiago do Escoural, onde só existe um efetivo, preocupa as populações locais, que têm vindo exigir um aumento do número de efetivos, de forma a poderem efetuar patrulhamentos noturnos. Exigem também que se dote esta força e os serviços de segurança dos equipamentos e meios necessários ao cumprimento das suas missões operacionais de proximidade. Trata-se de um serviço de proximidade sentido como muito importante para a dissuasão da criminalidade, para a redução da vulnerabilidade dos mais idosos e para a segurança destas populações.
Assim, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, reunida a 27 de junho de 2018, em sessão pública, nos Paços do Concelho, em solidariedade com as preocupações
da população, delibera:
1. Recusar qualquer tentativa de encerramento de postos da GNR em freguesias rurais;
2. Reivindicar um aumento de efetivos da GNR no concelho de Montemor-o-Novo, bem como de meios e equipamentos necessários para que os profissionais possam desempenhar adequadamente as suas funções;
3. Reivindicar patrulhamentos noturnos em todas as áreas do concelho.
4. Apelar à intervenção da Administração Central na melhoria das condições do Quartel da GNR em Montemor-o-Novo.
A presente tomada de posição foi aprovada por Unanimidade em Reunião de Câmara Municipal de 27 de junho de 2018 será enviada para os Gabinetes do Sr. Presidente da Republica, do Sr. Presidente da Assembleia da Republica, do Sr. Primeiro Ministro, dos Grupos Parlamentares dos Partidos com assento parlamentar.