A cada ano 18 mil milhões de quilos de plástico acabam no oceano

Capa-Nat-GeoO Dia Mundial dos Oceanos assinala-se hoje. Todos os anos 18  mil milhões de quilos de plástico acabam no oceano .

Todos os anos 18  mil milhões de quilos de plástico acabam no oceano. Hoje é Dia Mundial dos Oceanos, a data surgiu para alertar para  a importância dos oceanos nas condições climatéricas,  como um elemento essencial da biosfera, e sobretudo para a sua preservação.

O aumento do consumo de plástico é um problema  preocupante quando se fala em questões ambientais. Este material, que permanece entre 50 e 200 anos na natureza, acaba por ir parar aos oceanos, onde se fragmenta em pequenos pedaços ingeridos por animais que acabam por morrer com a sua ingestão ou que contaminam a alimentação dos consumidores.

O Governo português admite introduzir incentivos fiscais ou taxas para estimular a mudança de comportamentos dos portugueses e reduzir o consumo de plástico. Hoje, sexta-feira,  são apresentados os resultados do grupo de trabalho sobre plásticos, numa cerimónia que conta com a presença de um representante da Comissão Europeia onde serão debatidas  propostas para limitar os plásticos de utilização única  ou a substituição dos plásticos por outros materiais.