Duas exposições a inaugurar no Palácio de D. Manuel

Anexo_ExpoAviacaoMilitarNo âmbito das comemorações dos 100 anos do Armistício, a Câmara Municipal de Évora promoveu a organização de duas exposições evocativas da participação portuguesa na 1ª Grande Guerra. Ambas estarão patentes no Palácio de D. Manuel, com inauguração agendada para o próximo dia 01 de junho, pelas 18 h.

A exposição “Aviação Militar Portuguesa – Grande Guerra de 1914-1918” evoca os 100 anos da constituição dos Serviços de Aviação do Corpo Expedicionário Português, da ativação do Centro de Aviação Marítima de Lisboa e da projeção da Esquadrilha Expedicionária a Moçambique. Foca assim a criação da componente aérea nacional que retrata a ação da Aeronáutica Naval e Militar durante a Grande Guerra. A aviação militar portuguesa, através da Aeronáutica Militar (Exército) e Aeronáutica Naval (Marinha) esteve presente nos principais teatros de guerra: Europa, África e Atlântico, num esforço considerável de adaptação aos desenvolvimentos técnicos produzidos pela indústria aeronáutica e à evolução da tática e combate na guerra aérea.

A segunda exposição é dedicada à memória do Major Piloto Aviador Óscar Monteiro Torres, evocando o centenário do seu desaparecimento. Óscar Monteiro Torres foi um dos aviadores que integrou o Corpo Expedicionário Português em França, morto em combate.