Festa Ibérica da Olaria e do Barro termina hoje

Festa Ibérica da Olaria e do Barro (3)A 24ª edição da Festa Ibérica da Olaria e do Barro está decorrer até ao dia de hoje, 27 de maio em Salvatierra de los Barros, na Extremadura espanhola, com a participação de 13 olarias do Centro Oleiro de S. Pedro do Corval. Este certame organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz, Ayuntamiento de Salvatierra de los Barros e Junta de Freguesia de Corval une os dois maiores centros oleiros da Península Ibérica, nomeadamente S. Pedro do Corval, no concelho de Reguengos de Monsaraz, e Salvatierra de los Barros.

Para além das olarias de S. Pedro do Corval, participam nesta edição da Festa Ibérica da Olaria e do Barro mais 12 olarias portuguesas, nomeadamente de Algés, Queluz, Cacém, Vila Nova de Milfontes, Caldas da Rainha, Assafora, Mourão, Valongo do Vouga, Baixa da Banheira, Santa Catarina, Amares e Coimbra. Este evento transfronteiriço de promoção cultural e turística é organizado em anos alternados em cada município para valorizar a olaria, chamar a atenção para o seu valor artesanal e artístico e apontar estratégias para o seu desenvolvimento económico e profissional.

O último dia da Festa Ibérica da Olaria e do Barro terá a partir das 12h a segunda parte das jornadas técnicas, também ao meio dia haverá um workshop para crianças sobre decoração e pintura de peças de olaria, fechando o programa com a entrega de prémios do jogo de futebol e da gincana fotográfica.