23.º Moto Rali do Moto Clube Motards do Ocidente em Montemor-o-Novo

MR2018O Moto Clube “Motards do Ocidente” de Sintra promove nos dias 12 e 13 de maio, em Montemor-o-Novo, o 23.° Moto-Rali, que inclui o 22.° Troféu Nacional de Moto-Ralis Turísticos da Federação de Motociclismo de Portugal.

Os moto ralis, são provas de longa duração num percurso pré-definido e em que os participantes o vão descobrindo ao longo da prova através de um road-book previamente delineado.

Consiste em diversas etapas separadas por chek-points, e muitas vezes acrescenta-se um pouco de “rali paper”, em que os concorrentes têm que seguir pistas e encontrar determinados objectos tipícos das regiões por onde se passa.

Geralmente os percursos são feitos por estradas pouco comuns e fora das rotas regulares, dando a conhecer a história, cultura, costumes e gastronomia, dentro de uma localidade.

No programa deste sábado está prevista a receção aos participantes de manhã, na Reserva Animal – Monte Selvagem; onde antes se vai realizar um Passeio de Trator. A prova vai passar pelas várias freguesias de Montemor-o-Novo e pela Estrada Nacional 2.

Ao meio dia e meio, é feita uma pausa para almoço em Montemor e depois seguem à descoberta da Rota dos Megalíticos.

A última etapa deste dia vai terminar em S. Brissos na Freg. De Santiago do Escoural.

No domingo, a partida é feita de Santa Sofia, com visita à Barragem dos Minutos e por fim uma visita ao Castelo de Montemor-o-Novo.

Estas provas são pontuáveis para o nacional de moto-ralis pois fazem parte do “Troféu de Moto-Ralis Turísticos”.

Esta é uma forma bastante interessante de conhecer os locais e aprender alguma da cultura local.