Município de Viana do Alentejo adere ao Ano Europeu do Património Cultural 2018

romaria_cavalo_final_1Celebra-se este ano, por iniciativa da Comissão Europeia, o Ano Europeu do Património Cultural (AEPC 2018). A iniciativa visa a diversidade cultural, o diálogo intercultural e a coesão social, chamando a atenção para o papel do património no desenvolvimento social e económico e nas relações externas da União Europeia. Pretende ainda chamar a atenção para as oportunidades que o património cultural oferece e para os vários desafios que se colocam, hoje em dia, nomeadamente a globalização, as alterações climáticas, as novas tecnologias e as crises de valores e identidades, entre outros.

O Município de Viana do Alentejo associou-se a esta iniciativa e inscreveu a Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo que se realiza de 25 a 29 de abril, nas celebrações do Ano Europeu do Património Cultural. A Romaria a Cavalo que vai já na sua 18ª edição, enquadra-se em alguns dos objetivos do AEPC 2018, nomeadamente, na salvaguarda e na estratégia de desenvolvimento local através da promoção do turismo sustentável.

Ao longo do ano, o Município de Viana do Alentejo irá incluir outros eventos na programação do Ano Europeu do Património Cultural 2018 que poderá ser consultada em http://anoeuropeu.patrimoniocultural.gov.pt/ .