Cineteatro Vianense apresenta teatro de marionetas “O Soldado João”

Soldado João 1No âmbito das comemorações dos 44 anos do 25 de abril, os alunos do 1º ciclo do concelho de Viana do Alentejo vão assistir esta segunda-feira, dia 23 de abril, no Cineteatro Vianense, a duas sessões da peça de teatro de marionetas “O Soldado João”.

Apresentada pela Cafinvenções – Associação Artística, Cultural e Educativa, a peça conta-nos a história de um soldado chamado João que, até entrar para o serviço militar, semeava couves e manjericos. Desajeitado, João atrapalha tudo e todos acabando na frente de batalha onde, em vez de guerrear, confraterniza com o “inimigo” semeando a Paz. Acabado o serviço militar, volta para a sua terra natal, onde o esperam as couves e os manjericos.

O espetáculo, baseado num texto da autoria de Luísa Ducla Soares, é efetuado com marionetas de tranca que se movimentam nas páginas de dois livros bidimensionais, nas quais sobressaem imagens que são os figurantes.

A iniciativa, promovida pelo Município de Viana do Alentejo, pretende sensibilizar os mais novos para o 25 de abril como um momento recente da nossa história coletiva e ainda promover o gosto pelas artes cénicas.