Município de Viana do Alentejo assinala Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

flyer_dia_monumentos_frenteHoje, dia 18 de abril assinala-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Para assinalar a data, o Município de Viana do Alentejo e diversas entidades parceiras, associam-se à Direção Geral do Património Cultural e propõem visitas temáticas a edifícios religiosos no concelho.

A iniciativa, subordinada ao tema “As outras Ermidas”, propõe uma visita a um conjunto de edifícios de cariz religioso que, por não fazerem parte do dia-a-dia das populações, tendem a cair quase no esquecimento da memória coletiva, ficando, por vezes, a toponímia e/ou a arquitetura somente presente na malha urbana. Esta ação visa visitar ou revisitar estes espaços, abrindo-os à comunidade e a quem nos visita, às gerações que os conheceram e às que irão constituir a memória futura destes mesmos lugares.Pretende-se, ao fim ao cabo, valorizar o património que no dia-a-dia se presenta de portas fechadas ao público.

Entre os edifícios selecionados encontram-se a Ermida de N.ª Sr.ª da Piedade, em Aguiar, a Capela de Santo António, em Viana do Alentejo, e a Igreja da Misericórdia e Ermida de São Francisco, em Alcáçovas.