Contadores de eletricidade estão a ser alterados de analógicos para digitais nas casas portuguesas

smartmeter-v01-phoOs consumidores de eletricidade estão a ver substituir os contadores analógicos pata digitais, nas casas, estabelecimentos e empresas.

Esta ação abrange clientes de todos os comercializadores de eletricidade e não terá quaisquer custos para os consumidores.

É importante estar presente no momento da mudança, pois terá oportunidade de perceber as diferenças de funcionamento do novo equipamento face ao atual.

A reportagem da RNA saiu à rua, para tentar perceber se já estão a ser efectuadas essas trocas.

Manuela Gonçalves ainda não recebeu qualquer carta mas conhece quem já tenha os contadores inteligentes e a “experiência não foi boa”. Madalena Cortes decidiu colocar um contador inteligente há cinco anos e assume que para “uma casa grande acaba por ser mais económico”. Ainda assim recebeu há semanas uma carta da EDP.

Isolino Almeida tem o mesmo contador há 47 anos, e ainda não sabe de nada sobre os novos contadores, contudo afirma que terá sempre de pagar o que eles pedem. Já Paulo Afonso mudou para um contador inteligente há cerca de um ano e refere que desde que passou de um analógico para digital sente que o preço subiu “uns euros a mais”.

A substituição do contador é uma decisão tecnológica que os fornecedores de serviço apresentam com vantagens para os clientes. A rede elétrica fica com equipamentos com tecnologia mais avançada, para aumentar a qualidade do serviço.

Oiça as declarações nos noticiários