PSP conclui Curso de Aprontamento para Missões Internacionais

PSP_LogoO encerramento do Curso de Aprontamento para Missões Internacionais vai ter lugar esta sexta-feira, dia 2 de fevereiro, pelas 11H30, na Escola Prática de Polícia, em Torres Novas.

O Curso decorreu de 29 de janeiro a 2 de fevereiro e visou a preparação de 27 polícias que integrarão a curto prazo Missões de Apoio à Paz das Nações Unidas.

Os oficiais, chefes e agentes da PSP, selecionados pela Organização das Nações Unidas, que agora terminam a sua formação específica, irão participar nas seguintes Missões de Apoio à Paz da ONU:

  • República Centro Africana ( MINUSCA) com dois oficiais, quatro chefes e oito agentes.
  • Sudão do Sul ( UNMISS) com dois chefes e seis agentes.
  • Darfur (UNAMID)  com um oficial, um chefe e três agentes.

Dando cumprimento às pretensões da ONU, 8 dos polícias que se encontram a frequentar o curso são do sexo feminino, dos quais uma oficial, três chefes e duas agentes.

Estima-se que, finalizados os processos administrativos inerentes a este tipo de destacamentos, nomeadamente preparação Médico-Sanitária, emissão de passaportes e concessão de vistos, a  integração destes polícias nas missões decorrerá durante o primeiro trimestre de 2018.

Com estes elementos agora formados, a Polícia de Segurança Pública passa a estar empenhada em 7 (sete) missões de apoio à paz da ONU e 4 (quatro) missões de apoio à paz da União Europeia, num total de 38 profissionais da PSP, contribuindo de forma ativa e empenhada para a dimensão externa da segurança coletiva.