Arraiolos: Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos

centro tapeteNo sentido de promover o Tapete de Arraiolos, a Câmara Municipal de Arraiolos, pretende incentivar as visitas ao Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, espaço museológico permanente, ao serviço da comunidade, que tem como missão promover o estudo e a divulgação do Tapete de Arraiolos, assim como a sua conservação, proteção, valorização e reconhecimento enquanto património histórico, artístico e etnográfico, tanto na sua vertente material como imaterial.

No Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos pode conhecer mais sobre este artesanato, cuja referência escrita mais antiga  conhecida remonta ao ano de 1598.

O Tapete de Arraiolos, artesanato com origem nesta vila do Alentejo, amplamente conhecido, tem nos exemplares datados dos séculos XVII e XVIII, uma das afirmações mais vincadas do génio artístico da grande planície alentejana.

O Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, promovido pela Câmara Municipal de Arraiolos, abriu as suas portas dia 29 de agosto de 2013, podendo ser visitado de  Terça-feira a Domingo – 10:00 h|13:00 h e 14:00 h|18:00 h.

As visitas guiadas realizam-se durante o horário de funcionamento do Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos e mediante marcação prévia.

A Câmara Municipal estabeleceu preços especiais para grupos, jovens e séniores no sentido de aumentar as visitas a este espaço museológico..