Um sismo de magnitude 4,9 na escala de Richter, com epicentro a 6 kms a Norte-Nordeste de Arraiolos, foi hoje sentido no alentejo.
O abalo foi registado às 11.51 da manhã, a uma profundidade de 16 km, segundo dados no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Os Bombeiros de Montemor-o-Novo receberam perto de 100 chamadas. A RNA falou com Daniel Simões, adjunto do Comando dos Bombeiros de Montemor-o-Novo, que nos confirmou que: “não houve registo de ocorrências, apenas uma grande afluência de chamadas telefónicas para confirmar o que se tinha passado e se iria haver alguma réplica”.
Numa zona da cidade, as pessoas queixaram-se de terem ficado sem eletricidade, mas os bombeiros ainda não apuraram se a causa foi o sismo.
Em comunicado, o IPMA garante que o tremor não causou quaisquer danos pessoais ou materiais. “Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) na região de Elvas”.
O sismo também foi sentido em Espanha, na região de Estremadura e nomeadamente em Mérida, Badajoz, Cáceres e Valência de Alcântara.