Luto Associativo Nacional

CPCCRD logoDe acordo com a Conta Satélite da Economia Social (INE), existem em Portugal mais de 31.000 Associações de Cultura, Recreio e Desporto que desenvolvem atividades para todas as idades e em todo o território nacional, desde as maiores cidades aos mais recônditos lugares, envolvendo cerca de 425.000 Dirigentes Voluntários e Benévolos e cerca de três milhões de associados.

No passado sábado, no concelho de Tondela, deu-se um grave acidente na Associação Recreativa e Humanitária de Vila Nova da Rainha onde faleceram 8 pessoas e se registaram 38 feridos. A elevada presença de associados e moradores do local, é uma constante nestas associações, sobretudo quando estas são o único ponto de encontro e de relação social como é o caso.

Estimamos que, na mesma altura, estivessem milhares de associações com semelhante atividade e envolvessem dezenas de milhares de pessoas por todo o país. O nosso Movimento Associativo Popular é assim mesmo. A Confederação reconhece que o nosso associativismo é seguro e evidencia a importância do papel de sensibilização e formação regular nesta área que faz junto dos nossos colegas Dirigentes Associativos.

A Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, na qualidade de representante do Movimento Associativo Popular Português, manifesta o seu mais profundo pesar pelo infeliz acontecimento às famílias dos falecidos e deseja as rápidas melhoras aos feridos.

Recomenda a todas as Associações, Colectividades e Clubes que manifestem a sua solidariedade com a Associação Recreativa e Humanitária de Vila Nova da Rainha, observando três dias de Luto Associativo Nacional, colocando a Bandeira da Associação a meia haste e guarde 1 minuto de silêncio em todas as cerimónias ou reuniões que se realizem entre os dias 15 e 17 de Janeiro.