Escavações arqueológicas decorreram no povoado do Escoural

EscavaçõesEscoural2017Entre os dias 21 de agosto e 8 de setembro, decorreram trabalhos arqueológicos no povoado pré-histórico do Escoural, que se situa no morro sobranceiro à gruta.

Os trabalhos centraram-se na limpeza do local, colocando à vista alguns muros e rochas gravadas, identificadas na década de 80, e foram financiados integralmente pelo Município de Montemor-o-Novo e pela Junta de Freguesia de Santiago do Escoural. O apoio logístico ficou a cargo da Direção Regional de Cultura do Alentejo.

Foram também identificadas, durante estes trabalhos, novas áreas de intervenção que visem conciliar os futuros projetos de investigação com a valorização público deste conjunto de importante valor arqueológico.

Durante estes dias, foi também realizada uma visita a este local pelas crianças que se encontravam a frequentar o programa de verão da Oficina da Criança, que desta forma puderam ficar a conhecer a importância científica e patrimonial do povoado e da Gruta do Escoural e contactar com a realidade de uma escavação arqueológica.

A coordenação científica destes trabalhos esteve a cargo de Ana Vale e Rui Mataloto, que foram auxiliados também por Catarina Alves e alunos das Universidades do Porto, Coimbra e Évora.