Exposição “Cantão e a Rota Marítima da Seda” inaugurada na quinta-feira, dia 21

ExposiçãoCantãoRotaMarítimaÉvora2017A exposição “Cantão e a Rota Marítima da Seda” vai ser inaugurada na próxima quinta-feira, dia 21, pelas 19.00 horas, no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora.

Esta exposição é composta por 30 peças do Museu de Guangzhou (Cantão), desde porcelanas a pinturas a óleo, passando por cerâmicas, objetos em vidro e moedas de prata.

É a primeira vez que um Museu chinês tem autorização para enviar para Portugal uma coleção com um valor histórico tão importante, uma vez que algumas destas peças têm mais de dois mil anos. Estas peças ilustram as relações marítimas e comerciais entre Cantão, a Europa e também Portugal, e estão acompanhadas de textos de enquadramento histórico. Nesta exposição, há também um estudo sobre as Rotas da Seda, da autoria de Rui Lourido, um dos curadores portugueses.

A exposição está patente até ao dia 31 de dezembro deste ano e as visitas podem ser feitas de terça-feira a domingo, das 09.30 às 17.30 horas. A entrada no Museu tem um custo de três euros, sendo livre para os residentes em Portugal aos domingos e aos feriados.

Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Évora, pelo Museu de Guangzhou, pelo Observatório da China e pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, com o apoio da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, da Embaixada da China e da Câmara Municipal de Lisboa.