Câmara Municipal de Évora divulgou trabalho de recolha e registo sobre Brincas de Carnaval em Elvas

BrincasÉvora26-08-2017A Câmara Municipal de Évora participou, através do Centro de Recursos do Património Cultural Imaterial/Divisão de Cultura e Património, na 2.ª edição das Jornadas para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial do Alentejo, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Elvas e pela Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial e que decorreu no passado sábado, dia 16, no auditório S. Mateus, em Elvas.

Nesta iniciativa, foi feita pelo Município de Évora, através de Rui Arimateia, a apresentação da comunicação “As Brincas de Carnaval de Évora – Marca Identitária do Património Cultural Imaterial”.

A divulgação das Brincas de Carnaval é um fator essencial para a preservação da identidade de memória coletivas dos residentes no concelho de Évora, tendo surgido, também neste sentido, o Centro de Recursos da Tradição Oral e do Património Imaterial do Concelho de Évora, em 2014. Este é um projeto municipal que surgiu na sequência da dinâmica do Projeto Europeu “Oralidades” e que se tem centrado na recolha e no registo das tradições e dos costumes que os habitantes do concelho ainda relembram, de forma a preservar a memória, a partilha e a identidade.