Montemor-o-Novo comemora o dia do município

8MarçoMON2017Montemor-o-Novo comemora o dia do município na próxima quarta-feira, dia 8.

Para além do dia do município comemora-se o dia S. João de Deus e o Dia Internacional da Mulher e as comemorações dos 29 anos de elevação de Montemor a Cidade.

As comemorações tem início pelas 9 horas com o hastear das bandeiras, com a participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, no Largo dos Paços do Concelho.

Pelas 9.30 horas, inicia-se a 20ª Volta à Cidade de Montemor-o-Novo, um passeio de cicloturismo que tem concentração junto à sede do Grupo de Cicloturismo, na Rua Curvo Semedo, numa organização do Grupo de Cicloturismo de Montemor-o-Novo.

As comemorações continuam às 10.30 horas no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria, com a apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), que vai ter intervenções na área da regeneração urbana e mobilidade na cidade de Montemor-o-Novo, de acordo com a candidatura já aprovada ao “Alentejo 2020”, uma iniciativa que inclui a apresentação do Projeto e estando prevista uma visita aos locais de intervenção.

Pela mesma hora, realiza-se uma sessão de movimento, no Parque Urbano, e às 11 horas tem lugar uma Pintura de Mural, no muro das antigas piscinas, iniciativas organizadas pelo município de Montemor-o-Novo.

As comemorações prosseguem na  parte da tarde, pelas 14.30 horas, e tem lugar uma Sessão Evocativa do escritor montemorense João Carlos Alfacinha da Silva no Salão Nobre da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, seguindo-se descerrar de placa na casa onde nasceu o escritor, na Rua do Poço Tapado, nº4, evento organizado pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e Grupo de Amigos de Montemor-o-Novo, com a colaboração da Theatron-Associação Cultural e da Livraria Fonte de Letras.

Na vertente religiosa, o ponto alto é a Procissão de S. João de Deus, que inicia às 16 horas, da Igreja Matriz para o Hospital Infantil de S. João de Deus, seguida de Eucaristia.

O Cineteatro Curvo Semedo, recebe pelas 17.30 horas, um concerto com a fadista Cuca Roseta.

A programação deste dia inclui iniciativas que se prolongam até domingo, dia 12, com destaque para as Comemorações do 29º aniversário de elevação a Cidade, dia 11, e para a realização  do 17º Grande Prémio de Atletismo “Cidade de Montemor-o-Novo”, no domingo, dia 12.