Dia da Restauração comemorada em Viana do Alentejo

13-janeirovianaalentejoNo dia 13 de janeiro assinala-se o 119º aniversário da Restauração do Município de Viana do Alentejo, após ter sido extinto por Évora numa célebre e revoltante reforma, em 1895. Este movimento de âmbito nacional levado a cabo por António Isidoro de Sousa, figura ímpar da história deste concelho, é assim celebrado com a entrega de três medalhas de honra do Município a três associações do concelho – Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Viana do Alentejo, Associação Tauromáquica Alcaçovense e Associação Galopar & Pedalar Clube.

Na sessão solene de dia 13 serão ainda assinados dois protocolos no âmbito dos projetos “Rota Tons de Mármore” e “Pedreira dos Sons”. Será ainda apresentado o “Percurso Turístico do Património Oleiro de Viana do Alentejo – Rota da Olaria”.

Ao final da tarde, pelas 18 horas, vai ser inaugurada no Castelo de Viana do Alentejo, a exposição “Três gerações de um mesmo ofício: Família Agostinho” e após a final do Torneio de Sueca organizado pela associação,  começa no Cineteatro Vianense, o espetáculo musical “Monda”, às 21.30 horas.

No sábado, pelas 16 horas, são apresentadas na Sociedade Vianense, as Medalhas Comemorativas dos 500 anos dos Forais Manuelinos de Aguiar e de Viana do Alentejo, e será feita a apresentação do livro “Os Forais Manuelinos de Aguiar e de Viana do Alentejo: 500 anos”, da autoria de Fátima Farrica e Francisco José Baião. À noite, pelas 21.30 horas, o Cineteatro Vianense, recebe o espetáculo “Eu, Florbela”, organizado pela Classe de Dança da Associação Equestre de Viana do Alentejo.

No último dia de comemorações, domingo, dia 15, o Grupo Cultural e Desportivo de Aguiar, promove pelas 13 horas, um Torneio de Malha, na Pista de Malha de Aguiar. Para finalizar, às 16 horas, realiza-se no Cineteatro Vianense as curtas-metragens do programa “A Música Portuguesa a Gostar dela Própria”, com a presença do realizador Tiago Pereira e dos Grupos Corais do concelho.