Hoje é dia de Montar a Árvore de Natal

arvoreHoje, dia 1 de dezembro, é o dia oficial para se montar a árvore de Natal.

A árvore de natal é um pinheiro devido ao facto destes serem usados pelas civilizações antigas como um símbolo da vida eterna. Diz-se que sua forma triangular aponta para o céu e representa a trindade sagrada.

O uso da árvore de Natal moderna é por norma atribuído ao século XVI, pelo pregador alemão Martin Luther, que, diz a história, comprou e levou uma árvore para a sua casa que decorou com velas.

Sabe-se ainda que os romanos decoravam os seus templos com pinheiros durante o festival de dezembro de ‘Saturnalia’ (festival romano em honra ao deus Saturno), e os pagãos levavam ramos para as suas casas para o solstício de inverno.

Esta tradição tornou-se popular por toda a Renânia (região do oeste da Alemanha) no início do século XVIII, tendo em 1840 chegado ao Reino Unido pelo marido alemão da rainha Victoria, o príncipe Albert.

No Illustrated London News em 1848, foi divulgado um desenho da realeza com a sua árvore, o que provocou uma tendência entre as famílias britânicas de classe alta, tornando-se depois moda também na Europa.

As primeiras árvores artificiais foram produzidas na Alemanha do século XIX e eram feitas de penas de ganso tingidas de verde.

E se Martin Luther foi o primeiro a decorar a árvore com velas, inspirado pelas estrelas que brilhavam entre os ramos na floresta, no ano de 1895 o norte-americano Ralph Morris inventou as luzes como uma alternativa mais segura.

Na Alemanha medieval, as árvores eram enfeitadas com maçãs vermelhas que posteriormente se tornaram em enfeites em forma de bola.

Também as fitas começaram a ser utilizadas na Alemanha, sendo inicialmente finas de prata, antes da invenção do plástico.

Quanto à estrela é colocada no topo da árvore em representação da Estrela de Belém da Natividade.

Quanto à desmontagem da árvore esta deve acontecer no dia 6 de janeiro, Dia de Reis.