Orçamento Participativo Portugal apresentado em Évora

orcamentoparticipativoO governo criou recentemente um Orçamento Participativo de âmbito nacional, ao nível do Orçamento de Estado, no sentido de contribuir para o desenvolvimento de mecanismos de democracia participativa e para a promoção da participação dos cidadãos na vida do país e das cidades.

O Orçamento Participativo Portugal (OPP) tem como objetivo construir um projeto de participação cidadã que aproxime as pessoas da política e que promova maior ligação e integração entre territórios. Através do OPP as pessoas podem decidir como investir 3 milhões de euros nas áreas da cultura, da ciência, educação e formação de adultos e da agricultura.

Em Évora, a sessão decorre na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Alentejo (CCDRA) a 30 de novembro.

Tendo como finalidade envolver todos os territórios, a implementação do OPP integra grupos de propostas de nível regional e um grupo de propostas de nível nacional. Na prática, os cidadãos podem apresentar e votar em propostas de investimento a concretizar nos municípios de uma região ou a concretizar no plano nacional.

Até dezembro será feita a divulgação da iniciativa por todo o território nacional, com sessões que contarão com a presença da Senhora Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca.