Missão Humanitária Trilhos de Uma África Negra passou por Montemor-o-Novo

trilhosA comitiva da Missão Humanitária “Trilhos de uma África Negra”, organizada pelo GAS – Grupo de Ação Social/Fazer a diferença, e que funciona em estreita parceria com a Associação de Serviço e Socorro Voluntário de São Jorge, passou por Montemor-o-Novo.

Durante esta missão foram percorridos cerca de 5.000 kms de carro (Portugal, Marrocos, Mauritânia, Senegal, Gâmbia, Senegal e Guiné-Bissau) para entregar em mãos todo o material recolhido ao longo de dois meses, a organizações.

Alguns dos bens entregues foram viaturas que se deslocaram em caravana, sendo ambulâncias, carrinha tipo ambulância, carrinhas de  7 e  9 lugares e carros ligeiros de passageiros. As viaturas são todas elas de mecânica simples e com pouca eletrónica para se manterem em funcionamento, para o uso prolongado e intensivo a que serão sujeitas, depois de entregues em mãos nas instituições destino.

A comitiva foi constituída por técnicos com formação em várias áreas que têm como tarefa, não só ajudar as populações locais mas também ajudar as instituições recetoras dos donativos, na gestão e otimização dos recursos recebidos.

Segundo a organização “as Entidades do concelho de Montemor-o-Novo contribuíram de forma significativa para esta missão”.

A Ordem Hospitaleira dos Irmãos São João de Deus (oferta de material hospitalar e ortopédico), a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo (atribuição de subsídio para aquisição de uma viatura, oferta de brindes e camisolas e a oferta do pequeno-almoço para a comitiva), Escola EB S. João de Deus (oferta de manuais escolares e enciclopédias). Algumas empresas também quiseram aderir e contribuíram com bens (SF Publicidade), com oferta de alojamento para a comitiva (Hotel da Ameira).