Hoje celebra-se o Dia Mundial do AVC

diaavc29outubroO Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral) celebra-se hoje, dia 29. Nesta data pretende-se chamar a atenção para os perigos dos acidentes vasculares cerebrais e divulgar informações importantes como reconhecer um AVC.

O tema do Dia Mundial do AVC em 2016 é “Encare os factos: o AVC é tratável”.

De acordo com a Maria Teresa Cardoso, especialista em Medicina Interna, “este dia pretende reforçar a importância de prevenir o Acidente Vascular Cerebral, a principal causa de morte em Portugal. Podemos corrigir e prevenir estas patologias, corrigindo o colesterol, a diabetes, as arritmias, a tensão arterial entre outros fatores”.

Teresa Cardoso adianta que, “é importante que todos saibam reconhecer um AVC, depois desse reconhecimento devemos tentar que o doente chegue o mais rápido possível ao hospital e seja abordado da forma mais eficiente possível”.

Ter uma vida ativa, fazer exercício físico e uma alimentação cuidada são algumas das formas de prevenir esta patologia.

O AVC é a principal causa de morte e de incapacidade em Portugal. A mortalidade do AVC é maior em mulheres do que em homens. Segundo a Organização Mundial de Saúde morrem anualmente 3,2 milhões de mulheres no mundo devido ao AVC.