Encontro “Prevenir os maus tratos na infância e na juventude – Como agir?” em Viana do Alentejo

prevenir-os-maus-tratosNa segunda-feira, dia 24 de Outubro, a partir das 9.30, o Cineteatro Vianense, acolhe o Encontro “Prevenir os maus tratos na infância e na juventude – Como agir?”, promovido pela EAPN – Rede Anti Pobreza em colaboração com a CPCJ e o Município de Viana do Alentejo.

Segundo o Município “A iniciativa pretende empreender uma reflexão conjunta sobre o combate a prevenção das situações de maus tratos na infância e na juventude e reforçar estratégias para que o combate seja, cada vez mais, efectivo e eficaz. Pretende-se ainda com esta ação partilhar e discutir experiências de intervenção”.

Na sessão de abertura, marcada para as 9.30, vão estar presentes, para além do presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, o presidente da Direcção da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção de Crianças e Jovens, Armando Leandro, o presidente da Direcção da EAPN Portugal, Padre Agostinho Moreira, a directora do Centro Distrital de Segurança Social de Évora, Sónia Ramos e o representante da CPCJ de Viana do Alentejo.

Em cima da mesa vão estar durante a manhã, para além da pobreza infantil e o papel da EAPN Portugal, os planos de intervenção dos maus tratos infantis na infância e na juventude e ainda as experiências de intervenção na Prevenção dos Maus Tratos na Infância e na Juventude.

Para a tarde estão agendados dois workshops: o 1º irá abordar os “Planos Integrados de Prevenção dos Maus Tratos na Infância e na Juventude”, o 2º a “Identificação das situações de maus tratos e a identificação dos factores de risco e dos factores de protecção”.