Hoje celebra-se o Dia Mundial do Coração

DiaMundCoraoO Dia Mundial do Coração celebra-se hoje, dia 29. Esta data celebra-se desde 2000 e o seu principal objetivo é divulgar os perigos das doenças do coração e prevenir possíveis ataques.

O lema do Dia Mundial do Coração 2016 é: “Energia para a vida” colocando o enfoque no coração como a fonte de energia para o corpo, que permite amar, rir e viver uma vida plena.

Luís Negrão, médico da Fundação Portuguesa de Cardiologia, afirma que, “pretendemos sensibilizar as pessoas para esta data e motivá-las a alterar comportamentos e a melhorarem a sua saúde e os seus indicadores de saúde. Este ano, lançamos a mensagem “Energia para a vida”, e o grande repto este ano é deixar de fumar, começar a fazer exercício físico, alimentar-se melhor, entre outros hábitos saudáveis”.

A Fundação Portuguesa de Cardiologia incentivou os municípios e as instituições locais a aderirem às comemorações desta data, celebrando o Dia Mundial do Coração com atividades que chamem a atenção para as escolhas saudáveis do coração.

A doença cardíaca e o acidente vascular cerebral são as principais causas de morte no mundo, com 17,3 milhões de mortes por ano.