Hoje é Dia Mundial Contra a Raiva

OrdemMedicosVeterinariosO Dia Mundial Contra a Raiva assinala-se hoje, dia 28. A propósito desta data, a Ordem dos Médicos Veterinários pretende sensibilizar a população para esta doença e manifesta a sua preocupação com as alterações na legislação relativamente à vacinação de cães.

A vacinação antirrábica é obrigatória em Portugal há várias décadas e é considerada erradicada no nosso país a partir dos anos 60. A extinção desta doença contagiosa deve-se à ação dos médicos veterinários que têm consciencializado a população para os perigos da raiva na saúde pública.

O Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Jorge Cid, revela que, “em Portugal a doença está erradicada mas continua a precisar de vigilância e a questão é de tal forma importante que deveria ter sido discutida no seio da classe médico-veterinária antes de ser implementada. A vacinação contra esta doença é obrigatória e há muitos detentores de canídeos, que não vão, de forma regular, ao médico veterinário”.

A raiva é uma doença contagiosa que afeta o sistema nervoso central dos mamíferos, incluindo dos humanos. É uma doença quase sempre fatal e a forma mais comum de contágio de humanos é por mordidelas de cães.