Museu do Estanho inaugurado hoje em Vila Viçosa

estanhomuseuinauguracaoVila Viçosa vai ter um museu do estanho, a partir de hoje, dia 8, dedicado a Apeles Coelho, um calipolense que dedicou grande parte da sua vida ao trabalho artesanal de elaboração de peças em estanho.

O calipolense Apeles Coelho, autodidacta, não conhecia impossíveis na arte de trabalhar o estanho e chegou a sua coleção chegou a ser considerada por especialistas na matéria como uma das maiores coleções de peças da Europa.

Ana Rocha, vereadora no município de Vila Viçosa, adianta: “Apeles Coelho era um ser humano fantástico e tenho em certeza que todos os calipolenses conheciam Apeles Coelho. Em relação ao espólio deixado pelo calipolense acredito que a maior parte das pessoas desconheçam a riqueza deste espólio e a meu ver, que todos vão ficar surpreendidos com estas peças. Este museu vem acrescentar riqueza patrimonial e cultural à vila que neste momento está inscrita na lista indicativa nos bens a classificar como Património Mundial”.

Apeles Coelho divulgou o nome de Vila Viçosa em Portugal, Europa e América do Sul e a vila ficou também conhecida pelos estanhos do calipolense.

O Museu do Estanho, é inaugurado no Largo Mariano Prezado, em Vila Viçosa, a partir das 17.30 horas.