É inaugurada no próximo dia 4 de setembro, pelas 18:30, em Alcáçovas, a obra de requalificação e reutilização do Conjunto Paço dos Henriques, numa cerimónia presidida pelo Ministro-adjunto, Eduardo Cabrita.
Para além do Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, do Subdiretor-geral do Património Cultural, David Santos, em representação do Ministro da Cultura, do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Ceia da Silva, do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Roberto Grilo, que já confirmaram a sua presença, vão estar ainda outros representantes da Administração Central, Regional e Local.
Cerca de ano e meio depois, a obra de requalificação do Paço dos Henriques, Capela de N.ª Sr.ª da Conceição e Jardim das Conchas Horto do Paço, bem como a zona envolvente, nomeadamente a Praça da República, está concluída num investimento superior a 1.700.000,00 e cofinanciada por fundos comunitários (FEDER) no âmbito do QREN/Inalentejo em cerca de 1.500.000,00.
O programa de inauguração do Paço dos Henriques inclui ainda, durante a manhã, a partir das 11:00 horas, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Alcáçovas, as Conferências sobre o Projeto PAGUS – Organização para a Salvaguarda da paisagem e do património cultural imaterial euro-mediterrânico e para a promoção do turismo sustentável, coordenadas pelo antropólogo Paulo Lima que irá abordar três temas: Das Alcáçovas ao Brasil. Casualidade ou estratégia? com a participação de Manuela Mendonça, presidente da Academia Portuguesa de História; Em Alcáçovas na Idade Média: por entre bispos, reis e senhores, que terá como oradora Maria Alegria Marques, professora catedrática da Universidade de Coimbra e ainda Paço dos Henriques. Análise histórico-arquitetónica e enquadramento urbanístico com Ana Pagará, diretora do Mosteiro de Alcobaça. De salientar que o Projeto PAGUS resulta de uma parceria entre o Município de Viana do Alentejo e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, através de um protocolo já assinado entre as duas entidades.
Pelas 16:00, será celebrada, na Igreja Matriz de Alcáçovas, uma missa evocativa da família Henriques, senhores das Alcáçovas, promovida pela Associação dos Amigos das Alcáçovas.
A cerimónia de inauguração, marcada para as 18:3o presidida pelo Ministro-adjunto, Eduardo Cabrita.
Após a cerimónia será servido um churrasco popular oferecido pelo Município a toda a população e convidados, com a atuação da Banda da Sociedade União Alcaçovense, grupos de cante alentejano do concelho e baile com Jorge Nunes.