Operação “Hermes – Viajar em Segurança” a decorrer no fim-de-semana

2016HermesA 5.ª fase da Operação “Hermes – Viajar em Segurança” volta às estradas hoje, dia 26 de agosto, até dia 28 do mesmo mês.

Neste periodo a GNR reforça a segurança nas estradas portuguesas. Sendo assim, esta força de segurança intensifica as ações de patrulhamento e apoio aos condutores, com o objetivo de garantir a sua segurança nos itinerários mais utilizados de e para os locais de férias.

Tendo em conta os incêndios que se registam em Portugal poder-se-ão verificar alguns constrangimentos nas vias rodoviárias, pelo que a GNR aconselha os condutores a antes de iniciar a viagem, consultarem toda a informação sobre o estado das vias, no sentido de verificar se existe algum constrangimento. A GNR disponibiliza essa informação na linha SOS Trânsito – 808 201 855 ou na sua página oficial do Facebook: www.facebook.com/GuardaNacionalRepublicana.

Segundo a GNR, no caso de serem registados cortes nas vias rodoviárias, deve procurar alternativas a seguir até aos locais de destino. No caso de não existirem alternativas, opte por não iniciar a viagem até que estejam levantados todos os constrangimentos.

A Guarda Nacional Republicana aconselha ainda que seja portador de todos os bens de primeira necessidade, sobretudo quando transporta crianças, para o caso de ficar retido durante algum período no trânsito em virtude de cortes de estradas e que respeite todas as indicações dadas pelas autoridades e seja paciente no caso de ficar retido no trânsito.

Durante a viagem a GNR aconselha ainda que sejam feitas pausas regulares, de pelo menos 15 minutos, a cada duas horas de condução, que não ingira bebidas alcoólicas, que cumpra os limites de velocidade, que utilize dos cintos de segurança em todos os lugares da viatura, com especial atenção ao transporte de crianças que deve ser sempre feito com o sistema de retenção de crianças apropriado e que não utilize o telemóvel durante a condução ou realize atividades que desviem a atenção da estrada.