Nova técnica da videocápsula endoscópica no Hospital de Évora

HospitalEvoraO Serviço de Gastroenterologia tem uma nova técnica de diagnóstico para estudo detalhado da patologia do intestino delgado com videocápsula endoscópica – Enteroscopia por Cápsula. Sendo assim, é agora possível observar o interior do intestino delgado sem ter que se deslocar a Lisboa, podendo este exame de diagnóstico ser feito no Hospital do Espírito Santo de Évora.

Através da ingestão de uma cápsula, que realiza um portefólio fotográfico do intestino do doente ao longo de cerca de oito horas, é possível realizar um estudo mais detalhado deste órgão.  Todas as imagens captadas pelo dispositivo serão posteriormente descarregadas para um computador e analisadas pelos médicos.

A observação do intestino delgado é fundamental para determinar o diagnóstico de diversas doenças, como a doença de chron, uma das patologias verificadas na região.

A realização deste exame em Évora deverá beneficiar também os utentes do norte alentejano, que, tal como os da região de Évora, tinham que se deslocar a Lisboa para fazer este procedimento.