A Associação de Defesa dos Consumidores (DECO) analisou mais de 46 mil preços em quase 500 lojas visitadas, incluindo cinco supermercados online, para disponibilizar aos consumidores portugueses o maior estudo realizado pela Associação de Defesa dos Consumidores.
Na edição de 2016 do seu estudo sobre os preços dos supermercados, a DECO mostra como é possível poupar mais de 500 euros num só ano. Não há segredos: comparar, comparar, comparar , referiu Isabel Curvo, jurista na delegação de Évora da DECO.
A jurista garante que basta que os consumidores se desloquem algumas centenas de metros, por vezes na mesma rua, para conseguir poupanças imediatas que representarão algumas centenas de euros em carteira ao longo do ano. Podem descobrir o estabelecimento mais barato perto de si, utilizando o comparador de preços disponível em www.deco.proteste.pt.
Os resultados apresentados assentam numa pesquisa dividida em dois cabazes Marcas e MIX. No primeiro cabaz, a DECO incluiu 92 produtos das marcas mais vendidas em Portugal, representando o consumo médio das famílias portuguesas. O Cabaz MIX é composto pelos mesmos 92 produtos, mas alguns foram substituídos por alternativas mais baratas, simulando o perfil da família que dá prioridade à poupança, sublinhou Isabel Curvo.