Vila Viçosa inscrita na Lista Indicativa de Portugal ao Património Mundial

vvApresetacao“Vila Viçosa, vila ducal renascentista” está inscrito na Lista Indicativa de Portugal ao Património Mundial.

O processo de candidatura foi apresentado no passado sábado, dia 4, na Câmara Municipal de Vila Viçosa.

Manuel Condenado, presidente da autarquia calipolense, refere que “agora vamos ter muito trabalho uma vez que a candidatura extravasou o âmbito local e passou para o nacional. A câmara municipal avançou com este processo e a partir de agora terá que ser a Comissão Nacional da UNESCO a deitar mãos a todo o processo”. “Esta candidatura tem dois objetivos: por um lado a preservação e valorização do património calipolense e por outro lado permitir que o património contribua para o desenvolvimento do concelho”.

João Cavaleiro Ferreira, da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, espera que os calipolenses “se sintam orgulhosos com esta candidatura”.

De acordo com José de Monterroso Teixeira, presidente do Conselho de Administração do Organismo de Produção Artística (OPART), “nesta candidatura colocaram-se os vetores dominantes da reflexão que são muito importantes. Estão também presentes prespetivas de futuro e compromissos institucionais”.VilaVicosaUNESCO4Junho2

O arquiteto Flávio Lopes garantiu que “se Vila Viçosa for classificada como Património Mundial, será um orgulho para todos”. Licínio Lampreia, colaborador da Câmara Municipal de Vila Viçosa no âmbito do processo de Candidatura a Património Mundial, assegurou que “esta apresentação foi bastante positiva”.

A  candidatura foi apresentada no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vila Viçosa