Montemor-o-Novo adere à Rota do Fresco e do Montado

RotaDoMontadoMontemor-o-Novo aderiu à Rota do Fresco e Rota do Montado do Alentejo, numa parceria entre o município e a SPIRA – Revitalização do Património, cujo objetivo é democratizar a visita ao património cultural e natural do concelho.

Este projeto conta com diferentes rotas pelo Alentejo, nas quais pode o visitante aceder a património que habitualmente se encontra encerrado. Nestas rotas pode ainda descobrir a gastronomia dos locais, assistir ao vivo às artes do saber fazer tradicionais no âmbito do património etnológico.

A Rota do Montado tem duas variantes, nomeadamente o programa Fábricas, onde está presente nos territórios de herança industrial e patrimonial da Azaruja, no Redondo com a riqueza histórica e, em Montemor-o-Novo na Herdade do Freixo do Meio, Fábricas de cortiça e casas de cortiça de Cortiçadas do Lavre e zona de Montado da Herdade da Adua.

A Rota do Montado inscreve-se na missão essencial da Spira: aproximar o público nas suas diferentes faixas etárias, formações e classes sociais, do património do seu país. A Rota do Montado também se encontra disponível para pessoas com mobilidade reduzida.