O Dia do Município, de S. João de Deus e Internacional da Mulher comemora-se no dia 8 de Março, em Montemor-o-Novo.
Para além da vertente religiosa, cujo ponto alto é a Procissão de S. João de Deus, são inúmeras as iniciativas que integram o programa destas comemorações.
O dia começa com o Hastear das Bandeiras, no Largo dos Paços do Concelho, pelas 9 horas, com a participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo.
Às 9.30 horas realiza-se o já tradicional Passeio de Cicloturismo, com a 22ª Volta á Cidade de Montemor-o-Novo. A partida será nos Antigos Celeiros da EPAC, numa organização do Grupo de Cicloturismo de Montemor-o-Novo.
Pelas 10.30 horas, é tempo para uma Sessão de Zumba, no Parque Urbano (ou Pavilhão Gimnodesportivo), com organização do MDM.
O livro Azulejaria de São João de Deus em Portugal: História e Arte, de Augusto Moutinho Borges, é apresentado pelas 11.30 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria.
Para as 14.30 horas, numa organização do Movimento Democrático de Mulheres (MDM) e Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, no Auditório da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras (Lg. Banha de Andrade), está agendada a apresentação do livro A Mulher e a Vida, da autoria de J. J. Lopes Praça, seguindo-se uma Sessão Comemorativa do Dia Internacional da Mulher – “Montemor no feminino – alguns testemunhos”.
Ainda a 8 de março, às 16h00, e a concluir estas comemorações, realiza-se a Procissão de S. João de Deus, da Igreja Matriz para o Hospital de S. João de Deus, seguida de Eucaristia presidida pelo Arcebispo da Diocese de Évora, D. José Alves.
Às 17.30 horas, no Cine-Teatro Curvo Semedo, realiza-se o concerto comemorativo do dia 8 de março, um concerto especial criado pelo pianista Júlio Resende, em que convidou para ter a seu lado fadista Katia Guerreiro.