O despovoamento dos territórios do interior de Portugal é tema de uma conferência promovida hoje, dia 25, pela Associação Alentejo de Excelência, em Évora.
A região tem estando a perder população continuamente desde 1950, e nos últimos 10 anos, perdeu em média 8 pessoas por dia.
De acordo com Henrique Sim Sim, presidente da Associação, existe um conjunto de fatores que levam a que regularmente muitas destas pessoas saiam destas regiões, tanto que nos propomos a debater o que podemos fazer; o que a sociedade civil do Alentejo pode fazer e como podemos fazer.
Para promover uma reflexão e debate informado, que tem início pelas 15 horas, a Associação Alentejo de Excelência convidou três entendidos na área: Frederico Lucas, empreendedor social para o desenvolvimento territorial e coautor de vários projetos como os Novos Povoadores e as Aldeias Globais; Luís Leite Ramos, Professor na UTAD, deputado à Assembleia da Republica, Coordenador do Relatório Territórios de Baixa Densidade, Territórios de Elevado Potencial; e Luís Moreno, professor no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa.