“Missão Reciclar” no Concelho de Viana do Alentejo

LogoMissaoReciclar2016

No âmbito do Separar Sem Parar promovido pela Associação de Municípios do Alentejo Central e executado pela Associação Terras Dentro, foi concluída a ação de sensibilização para a reciclagem de resíduos de embalagens, denominada “Missão Reciclar”, no Município de Viana do Alentejo.

Esta ação teve lugar no âmbito do território da AMCAL nos concelhos de Alvito, Cuba, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira e pretendeu alertar e sensibilizar a população para a importância da separação de resíduos e aumentar o número de pessoas que fazem a separação de uma forma correta.

A campanha foi realizada porta a porta e incluiu para além de um questionário, a entrega de um Kit com 3 ecobags (ecopontos domésticos) e um folheto informativo.

Em Viana do Alentejo foram visitados 2013 domicílios e entregues 321 ecobags. 65% dos lares inquiridos separam os seus resíduos contra os 35% que ainda não separam o lixo produzido em casa.

No âmbito da Missão Reciclar, no total dos cinco municípios abrangidos, a taxa de reciclagem situa-se nos 74%, registando-se a necessidade de continuar a efetuar atividades de sensibilização e informação para que um número cada vez maior de pessoas separe os seus resíduos para que sejam encaminhados para reciclagem.