Évora: Centros Históricos em destaque em encontro técnico

praca_giraldo_2O Encontro Técnico Centros Históricos – Problemas e Oportunidades tem lugar hoje em Évora às 18h00 no Edifício dos Paços do Concelho.

Promovido pela Câmara Municipal de Évora, este é o terceiro Encontro sobre estas temáticas e, como os dois anteriores, destina-se a especialistas, estudantes, técnicos e também à população em geral.

Além das comunicações dos intervenientes convidados, espera-se conseguir um debate entre todos os participantes, oradores e público.

Desta vez, participam no Encontro Alexandra Gesta, arquitecta, com trabalho desenvolvido no Gabinete do Centro Histórico da Câmara Municipal de Guimarães, e Jorge Silva, arquitecto-urbanista com uma larga experiência em planeamento urbano e territorial e na elaboração de instrumentos específicos de gestão para Centros Históricos. A moderação estará a cargo de Celestino David, representante do Grupo Pró-Évora.

No III Encontro Técnico, Centros Históricos – Problemas e Oportunidades, vão ser discutidas questões que afectam as áreas urbanas históricas, classificadas ou não, como as tendências e dinâmicas existentes, nomeadamente no que se refere, por um lado, a oportunidades conservação, valorização, reabilitação e revitalização; e, por outro lado, à formulação de políticas e de instrumentos de planeamento, muitas vezes uma tarefa complexa, devido às dificuldades existentes em conciliar objectivos divergentes.

Iniciados em Novembro de 2015, os Encontros Técnicos têm como tema geral O Planeamento para os Conjuntos Classificados, entendendo-se estes como os centros históricos portugueses classificados Património Mundial da Humanidade, pela UNESCO, e também os que não estão sob esta classificação mas que se revestem de grande importância histórica e urbanística.

Através destes Encontros, a Câmara Municipal de Évora espera obter contributos válidos, de especialistas e da população em geral, para a reavaliação, e/ou criação, dos instrumentos de planeamento do Centro Histórico que tem em curso.