Hoje, dia 12 de Fevereiro, assinalamos aqui algumas efemérides

EfemeridesHoje dia 12 de fevereiro assinalamos aqui algumas efemérides.

O Dia de Darwin celebra-se a 12 de fevereiro.

O Dia de Charles Darwin é um dia internacional de celebração. Além das descobertas de Charles Darwin, neste dia festeja-se a ciência, a evolução e a humanidade em si. A razão de tudo isto ser celebrado neste dia é simples: foi a 12 de fevereiro de 1809 que nasceu Charles Darwin.

O objetivo do dia é inspirar as pessoas pelo globo a refletir e a agir cientificamente, com curiosidade e fome pela verdade, tal como Darwin fez.

Darwin foi o primeiro cientista a explicar com rigor a evolução biológica, por intermédio da seleção natural, na sua obra mestra “A Origem das Espécies“.

Neste dia realizam-se várias iniciativas pelo mundo tendo em vista a promoção da ciência em geral e o tributo ao grande naturalista britânico em particular. Desta forma, neste dia têm lugar exposições, palestras, workshops, peças de teatro, entre outros. Todos os eventos deste dia podem ser consultados no site oficial do Dia de Darwin.Este dia é um pedido mundial a todos os líderes políticos e militares para deixarem de recrutar crianças para a guerra. O recrutamento de crianças e adolescentes para a guerra é uma realidade em vários países do mundo, surgindo a data como uma chamada de atenção internacional para esta realidade.

O Dia da Mão Vermelha surgiu em 2002 por iniciativa da ONU, precisamente a 12 de fevereiro, com a instituição do Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos da Criança (assinado por mais de 100 países).

Apesar da existência de convenções internacionais contra o uso de crianças na guerra, estima-se que o número de crianças soldados espalhadas pelo mundo ande entre 300 e 500 mil (entre elas um terço são raparigas).