A Cercimor inaugurou oficialmente o Lar Residencial Construir Sorrisos.
Este lar vem alargar a resposta dada pela instituição à população com deficiência, e já está em funcionamento desde o mês de novembro.
Esta valência da Cercimor resulta de um investimento no valor de cerca de 738 mil euros comparticipados em 85% por fundos comunitários e 15% pela autarquia.
A instituição cumpre este ano o seu 40º aniversário e há muito ambicionava a concretização deste espaço. Para além desta inauguração, a Cercimor tem já projectos de intervenção para construir sorrisos também em Vendas Novas, Mora e Arraiolos, conforme disse à RNA Cristina Saloio, Presidente da Direcção da Cercimor e Directora-Técnica do Lar Residencial.
Roberto Grilo, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional esteve presente nesta inauguração e destaca a resposta a carências que existiam no território e os fundos utilizados para a sua concretização. Roberto Grilo revelou à Rádio Nova Antena que este “é um momento feliz” e que fez questão em estar presente nesta inauguração oficial.
A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo apoiou este projecto financeiramente na parte não comparticipada por fundos comunitários.
Segundo Hortênsia Menino, presidente da autarquia, os apoios às áreas sociais continuam a ser uma prioridade, e mostrou-se satisfeita por saber que o investimento nas pessoas ainda é uma prioridade em Montemor.
Para António Danado, Presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, depois de ter atravessado tempos difíceis, a Cercimor renasceu das cinzas e este espaço veio dar resposta a algumas “situações de vida difíceis”.
O espaço alberga nesta altura 18 pessoas com deficiência e tem como conceito chave, a inclusão.