A injeção de 100 milhões de euros na economia em 100 dias. Este é o objetivo do “Plano 100” apresentado em Évora.
A iniciativa do Governo visa acelerar o investimento empresarial, através dos fundos europeus estruturais.
Havia um atraso na execução dos fundos estruturais, começou por observar o secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza.
O governante realçou que os fundos estruturais são a única janela para promover o investimento e que este plano é um primeiro sinal da prioridade do Governo.
Segundo o secretário de Estado, decorrido pouco mais de um mês do lançamento do plano o Governo já executou 43 por cento da meta fixada.
O Plano 100 integra um conjunto de medidas de agilização do acesso aos fundos europeus estruturais, no âmbito do programa Portugal 2020, com o objetivo de facilitar e potenciar o investimento das empresas.
Entre as medidas, estão a flexibilização das regras de adiantamentos, a redução da exigência de garantias bancárias ou uma nova linha de garantia mútua para adiantamentos.