Em toda a Europa, apenas Espanha tem fumadores mais precoces que Portugal.
Portugal é o segundo país da Europa onde os jovens começam a fumar mais cedo. Segundo o último inquérito do Eurobarómetro, um quarto da população portuguesa fuma e a média de início do hábito tabágico fixa-se atualmente nos 16,9 anos.
A nossa reportagem saiu à rua e falou com um fumador jovem e um fumador adulto para tentar identificar as razões que os levou a fumar.
O primeiro começou a fumar aos 18 anos e justifica-o como uma ação por parvoeira. Já esteve um mês sem fumar mas acabou por voltar a fazê-lo.
O fumador adulto adquiriu este vício aos 14, porque naquela altura tentava-se mostrar ser mais adulto, a ideia era essa. Atualmente não recusa ponderar a possibilidade de deixar este vício mas nunca o tentou fazer.
O tabaco terá sido responsável pela morte de 11.800 pessoas em 2010 e o tratamento de doenças relacionadas com o tabaco tira anualmente aos cofres do Estado cerca de 500 milhões de euros.
Recorde-se que, fruto da nova lei do tabaco, já a partir de janeiro de 2016 os maços vão passar a ter imagens chocantes e foi decretada ainda a proibição gradual de fumar em espaços públicos fechados, como restaurantes, bares, discotecas e casinos. Esta proibição, no entanto, terá um período de adaptação alargado e só terá de ser completa em 2021.