Serviços Municipais de Proteção Civil recebem novos equipamentos de comunicações

CIMACA CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, concluiu a entrega de equipamentos de comunicações SIRESP junto de 13 Municípios do distrito de Évora.

Foram entregues um total de 63 rádios portáteis com os respetivos acessórios e realizadas 6 sessões de formação. As sessões de formação, de preparação para os procedimentos e prática de comunicações SIRESP, foram asseguradas por técnicos do Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora, junto de um total de 52 futuros utilizadores destes equipamentos.

O Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) é um sistema único de comunicações, baseado numa infraestrutura que assegura as necessidades de comunicações das forças de segurança e emergência. O SIRESP permite, através da definição de grupos de segurança, que cada Serviço Municipal utilize o sistema como se se tratasse de uma rede privativa, mas também, em caso de necessidade de coordenação, que todos os grupos que concorram para a resolução de uma determinada situação de emergência, sejam facilmente colocados em conversação, possibilitando a centralização do comando e da coordenação.

Esta aquisição de equipamentos de comunicações SIRESP foi assegurada pela CIMAC em parceria com os 13 Municípios interessados e disponíveis – Municípios de Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Viana do Alentejo – tendo sido para efeito formalizada uma candidatura junto do POVT, que se encontra aprovada em regime de overbooking (a aguardar confirmação de disponibilidade de financiamento).

Com o reconhecimento da importância da integração da rede de comunicações dos Serviços Municipais de Proteção Civil (SMPC) do Alentejo Central na rede de rádio SIRESP, a CIMAC prossegue desta forma o trabalho de articulação de atuações entre municípios e serviços da administração central na área da segurança e proteção civil.