O Concelho de Viana do Alentejo assinalou o 118º aniversário sobre a restauração do Concelho, numa sessão solene que teve lugar no Cineteatro Vianense, com a presença de muitos convidados e munícipes do concelho.
Como é habitual a cerimónia ficou marcada pela entrega de medalhas de honra do Município, desta feita, aos artesãos tradicionais do concelho chocalheiros e esquilaneiros de Alcáçovas e oleiros de Viana do Alentejo e à Associação de Caçadores e Pescadores de Aguiar, uma das mais antigas do concelho.
Presidida pelo presidente da Câmara Municipal, Bengalinha Pinto, a cerimónia contou ainda com a presença do presidente da Assembleia Municipal de Viana do Alentejo, António Sousa, e dos presidentes das Juntas de Freguesia de Aguiar, António Torrinha Lopes, de Alcáçovas, Sara Pajote, e de Viana do Alentejo, Joaquim Viegas.
No que diz respeito aos homenageados, Bengalinha Pinto, realçou a importância de estabelecer um equilíbrio entre o novo e o tradicional, prestando homenagem àqueles que dão um contributo inestimável para a preservação das nossas tradições e da nossa vida coletiva, conseguindo consolidar o que nos diferencia de outros territórios.
Foram homenageados a Associação de Caçadores e Pescadores de Aguiar, os oleiros de Viana do Alentejo António Lagarto, Feliciano Branco Agostinho e Feliciano Mira Agostinho, e os chocalheiros e esquilaneiros de Alcáçovas Franklim Sim Sim, João Chibeles Penetra, Gregório Guerreiro Sim Sim, Joaquim Vidazinha Sim Sim, José Luís Reis Maia, Francisca Alice Reis Maia, Rodrigo Sim Sim, Guilherme Maia e Francisco Cardoso.