Conversa em Dia com Hortênsia Menino, Presidente da CIMAC

Hortensia_MeninoHortênsia Menino (na foto ao lado), presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), é a convidada na edição de hoje de Conversa em Dia, onde fala acerca dos projetos e da atividade desenvolvida ao longo dos dois anos de mandato à frente da CIMAC.

Ouvir aqui Conversa em Dia

Ao fim de 2 anos de mandato, Hortênsia Menino considera que “tem sido um balanço positivo”, com principal enfoque “na preparação e na aprovação da Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial com vista à captação de financiamento do Portugal 2020” e “na preparação do Pacto para o Desenvolviment6o e Coesão Territorial”.

A CIMAC apresentou a candidatura “Centro de Serviços partilhados de base territorial” que foi a única do Alentejo a ser aprovada. Esta aposta nos serviços partilhados tem como investimento elegível de 430.500 euros e foi aprovado em 301.000 euros, terá a duração de um ano. “A ideia é analisar com mais rigor áreas onde já desenvolvemos os serviços partilhados, como sejam as tecnologias de informação e comunicação e a gestão de energia e ver como podemos potenciar essa gestão, de maneira a podermos aumentar a capacidade de resposta”, revela a presidente.

Hortênsia Menino é a presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central que alberga os municípios de Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa.